Mês da Ciência - divulgação do Portal Casa das Ciências

O Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de novembro, contou com a apresentação do Portal Casa das Ciências, uma ferramenta de base colaborativa que foi criada com o intuito de recolher, validar e divulgar materiais digitais para servir os professores de ciências dos diferentes níveis de ensino.

Neste momento, este Portal possui um manancial de informação que julgamos pertinente partilhar também com os nossos alunos, nomeadamente os recursos digitais (disponíveis para download), a “Wikiciências” e o “Banco de imagens”. Constatado o acesso frequente dos alunos à biblioteca escolar para a realização de trabalhos de pesquisa, uma estratégia enquadrada em paradigmas de ensino/aprendizagem que estimulam a construção do saber, algumas vezes em estilo autónomo (veja-se o formato da sala invertida), é muito importante fornecer fontes credíveis e recursos validados. 

Assim, deslocaram-se à nossa escola o Professor Carlos Portela, da Escola Secundária Joaquim da Carvalho, e o Dr. Nuno Moura Machado, colaboradores da Casa das Ciências, para comunicarem aos nossos alunos a relevância da busca do conhecimento científico e, particularmente, a importância do acesso a uma informação cientificamente fiável e validada. Todo o material do Portal é disponibilizado em Creative Commons, de acesso direto, sem qualquer tipo de custos para o utilizador.








Comentários

Mensagens populares