Encontro com John Jeremy Hespeler-Boultbee

No dia 20 de setembro de 2013, decorreu, na Biblioteca da Escola Secundária Avelar Brotero, uma sessão em língua inglesa - Bull Session - envolvendo as turmas do 10º1D e do 11º1B, sob a responsabilidade das professoras Teresa Loureiro e Adozinda Antunes, respetivamente.

John Jeremy Hespeler-Boultbee deu a conhecer a sua riquíssima história de vida e a sua obra, enquanto homem do mundo.

Nascido em 1935, em Vancouver (Canadá), reside atualmente em Victoria, British Columbia.
É autor de A Story in Stones - Portugal's Influence on Culture and Architecture in the Highlands of Ethiopia 1493-1634 (2011) e Mrs. Queen’s Chump (2012), uma memória militar com a visão crítica um jovem visionário que assiste ao colapso do império britânico durante o cumprimento do serviço militar (1954-1956), no Quénia e na Malásia.

Tem uma forte ligação a Portugal, onde viveu durante 25 anos. Viveu em Lisboa e, como jornalista, assistiu à revolução de 25 de abril e ao desmoronamento de outro império colonial.
Através do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Évora, desenvolveu trabalhos de pesquisa e investigação sobre a influência portuguesa na Etiópia.

De 2007 a 2009 viveu na Etiópia, em Bahir Dar, no lago Tana, tendo apresentado as suas conclusões ao Departmento de História da universidade de Bahir Dar. Desse confronto surge a revisão e atualização de A Story in Stones. Nos seus olhos lemos a emoção dos fortes laços que o unem a Barrancos, Portugal e Bahir Dar, Etiópia.

Trata-se de um brilhante contador de histórias que cativou o público jovem e adulto, com a divulgação de aspetos pitorescos de diferentes culturas e com a sua magnífica experiência de vida. Ouvimos poesia, atravessámos o Canadá, viajámos pelo vetusto reino de Preste João, fizemos canoagem no Minho e Guadiana e descobrimos a autenticidade de Barrancos, no Alentejo.

Foi um privilégio ouvir Jeremy, que deixou um conselho aos jovens: “Learn Your Lines!”, aludindo à sua experiência cinematográfica com  Franco Zeffirelli.

Um excelente mote para o futuro de todos.





Comentários

  1. Uma palavra de agradecimento às senhoras funcionárias da biblioteca, D. Alice Morais, D. Cristina Amaral, D. Helena Cortez, e, à bibliotecária da escola, Dr.ª Carla Fernandes, e à Direção da Escola pelo acolhimento proporcionado ao nosso convidado.

    Foi um encontro que perdurará certamente na memória de todo o público presente. Foi muito gratificante, para as professoras de inglês, a forma como os alunos e as alunas das turmas do 10º1D e 11º 1B interagiram com Jeremy Hespeler-Boultbee, bem como as atitudes reveladas durante todo o tempo em que decorreu a sessão. Envolvemo-nos nas suas histórias! Porque não também seguidores das suas obras? Citando Jeremy, no seu livro Mrs. Queen’s Chump “Arthritis may distort and cripple my bones but it has not yet entirely succeeded in overburdening my memory”, queremos desejar-lhe, já com alguma saudade, muita saúde para poder continuar a contar e a escrever as suas memórias.
    Teresa Loureiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Drª. Teresa desde já agradeço a sua delicadeza de elogiar e valorizar o trabalho das assistentes operacionais da Biblioteca. Muito obrigada. Aproveito para comentar a visita do Jeremy Hespeler- Boultber à nossa Biblioteca e dizer que achei magnifico. Fez-me lembrar a minha infância quando a minha avozinha (uma mulher muito rica no saber da vida) contava histórias muito interessantes aos netos e nós adorávamos. Também o Jeremy contou as suas memórias e histórias de vida envolvendo completamente os nossos alunos com o seu discurso tão rico.
      Pessoalmente acho uma grande riqueza ouvir histórias contadas por pessoas de grande Saber.
      Mais uma vez obrigada.
      Um beijinho.
      Helena Cortez

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares