Sessões de formação de utilizadores da Biblioteca

A exemplo do sucedido no ano letivo anterior, 2018-2019 arrancou com a realização de sessões na Biblioteca destinadas à formação dos utilizadores, que se estenderam entre os meses de setembro e de novembro. Participaram nessas sessões as turmas 10.º 1A, 10.º 1C, 10.º 1D, 10. 1E, 10.º 1F, 10.º 1G, 10.º 2A, 10.º 3A, 10.º 3B, 10.º PAC, 10.º PMA1, 10.º PMA2, 10.º PM e 10.º PSI2.
Foram objetivos destas sessões: proporcionar aos alunos informação para a utilização correta e autónoma da Biblioteca escolar e para o uso do catálogo online; promover a aquisição de competências nas literacias da informação e dos media; proporcionar aos alunos orientações para a planificação de trabalhos de pesquisa (recolha, tratamento, estruturação e apresentação da informação; registo de referências bibliográficas).
Na primeira fase da sessão, após algumas recomendações constantes do Regimento da Biblioteca, os alunos receberam esclarecimentos sobre os processos de catalogação dos recursos e sobre a organização do acervo nos espaços funcionais. Percorreram corredores, observaram a arrumação nas estantes, compreenderam a etiquetagem e manusearam os recursos. Realizaram exercícios práticos de localização de materiais livro e não livro a partir de cotas selecionadas, após pesquisa no catálogo online.
Na segunda fase das sessões, foram distribuídos aos alunos os guias para aplicação do Modelo de Literacia da Informação “Seis passos para o conhecimento”. Entre outras orientações, alertou-se para a necessidade de critérios rigorosos na seleção de fontes eletrónicas aquando da realização de trabalhos de pesquisa, assim como para a obrigatoriedade de evitar o plágio. Finalizou-se a sessão, procedendo à realização de exercícios práticos de referenciação bibliográfica.







Comentários

Mensagens populares