Concurso Nacional de Leitura

Está em curso a 12.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), que tem como objetivos estimular hábitos de leitura e promover o desenvolvimento das competências de expressão escrita e oral.
Tal como em edições anteriores, a organização geral deste concurso cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), que se articula com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, promotor da versão internacional desta iniciativa (CIL), com a DGAE / DSEEPE, versão lusófona, e com a RTP.
O desenvolvimento do CNL ocorre ao longo de duas fases consecutivas: a fase regional, que engloba as provas nas escolas, nos municípios e nos territórios das comunidades intermunicipais / áreas metropolitanas / associações de municípios, nas quais intervêm, de forma significativa, as Bibliotecas Escolares e as Bibliotecas Públicas; e a fase nacional, que é constituída por uma prova dirigida a todos os vencedores da fase regional e das escolas portuguesas com ensino de Português no estrangeiro.
O primeiro momento do CNL, o das provas nas escolas, decorreu entre 8 de dezembro e 28 de fevereiro. Nesta etapa, o júri da Escola Secundária Avelar Brotero procedeu à seleção da obra a concurso, organizou a prova e apurou a vencedora da escola. A obra selecionada foi o romance As velas ardem até ao fim, de Sándor Márai, e a aluna vencedora foi a Inês Lopes Rodrigues, da turma 12.º 1E.

Os nossos parabéns à Inês e o desejo de que continue vencedora nas etapas seguintes!


Comentários

Mensagens populares