O conto em construção - oficina de escrita

A turma do 10º ano 3B, acompanhada pela professora Maria do Carmo Sousa, veio à biblioteca para uma oficina de escrita, atividade integrada no estudo do texto narrativo. O objetivo foi escrever um conto com as categorias necessárias à sua produção, respeitando a estrutura do enunciado narrativo defendida por Jung (1945/1984).

Foi com base no livro “Se numa noite de Inverno um Viajante”, de Italo Calvino (1923-1985), todo ele feito de primeiros capítulos, que começamos a aventura da construção. Neste romance o protagonista é o Leitor – Nós, portanto – que por dez vezes principia(mos) a leitura de diferentes histórias. Calvino incute-lhe(nos), neste texto fragmentário, a paixão do começo e rouba-lhe(nos) a progressão, introduzindo sucessivamente novas narrativas, apresentadas das maneiras maios variadas.

O desafio lançado foi, exatamente, dar continuidade aos trechos narrativos de Calvino, atentando nos títulos: «Se numa noite de inverno um Viajante»; «Fora do casario de Malbork»; «Debruçando-se da escarpada falésia»; «Sem temer o vento e a vertigem»; «Olha para baixo onde a sombra se adensa»; «Numa rede de linhas que se entrelaçam»; «Numa rede de linhas que se intersectam»; «No tapete de folhas iluminado pela lua»; «À volta de uma cova vazia»; “Que história lá ao fundo espera o fim?»

A meio do percurso, surgiram os intrusos, para a atrapalhar… ou não!...















Comentários

Mensagens populares