Semana da Leitura 2015 - Encontros+ com Ana Cristina Silva na BM de Coimbra

A Rede de Bibliotecas de Coimbra realizou, no dia 17 de março, um encontro com Ana Cristina Silva, escritora nascida em Vila Franca de Xira. Docente universitária no ISPA-IU, doutorada em Psicologia da Educação, especializou-se na área da aprendizagem da leitura e da escrita, desenvolvendo investigação neste domínio com obra científica publicada em Portugal e no estrangeiro.
Com 10 livros publicados, a autora venceu o prémio Livro do ano do Expresso e foi finalista do Prémio Fernando Namora em 2010 com o livro Cartas Vermelhas, sendo em 2011 Finalista do Prémio SPA/RTP, e vencedora do Prémio Urbano Tavares Rodrigues, desta feita com a obra Rei do Monte Brasil.
Alguns alunos do 11º e do 12º ano tiveram a oportunidade de comparecer aos Encontros+, onde Ana Cristina lhes apresentou a sua obra e lhes explicou o nascimento de cada um dos seus romances. A escritora conseguiu envolver os presentes com os relatos sobre a sua experiência criativa e a importância do trabalho de pesquisa para a escrita inspirada em personagens ou factos reais. A sua última publicação foi a obra “A Segunda Morte de Anna Karénina” (Oficina do Livro), inspirada nessa personagem histórica e nas mortes de tantos portugueses na I Guerra Mundial.





Comentários

Mensagens populares