o filme Elephant, num debate contra a violência!


Uma parceria entre a Biblioteca Escolar e o Gabinete do Aluno.

Mesmo antes do visionamento do filme, está aberto o debate com um texto que apresentamos no espaço "comentários". Propomos a intervenção dos leitores e seguidores deste blog e, estamos certos de que os participantes na interacção do dia 27, deixarão também aqui as suas reflexões.

Comentários

  1. O documentário "Bowling for Columbine", de Michael Moore, apoia-se nos factos vividos na Columbine High School, Littleton, Denver, Colorado, também retratados na longa metragem de Gus Van Sant, Elephant. São duas visões do mesmo problema, isto é, a violência na sociedade actual, em especial na Americana.

    O filme escrito, produzido e realizado por Michael Moore, é um documentário que desmonta o que pode estar na origem da violência e também do risco que adolescentes e jovens correm nas sociedades modernas.

    O filme Elephant é uma obra que propõe originalidade na linguagem cinematográfica que apresenta, tornando secundária a explicação para a violência. A ênfase dada à normalidade do dia a dia de uma escola secundária e aos encontros dos seus estudantes nos longos corredores, interrompida por uma situação monstruosa (elephant?), faz-nos pensar que isso pode acontecer em qualquer lado neste mundo, só muito aparentemente calmo, mas latente em violência. Na leitura deste filme é também de salientar o cuidado na realização, na montagem e sequência das cenas. É uma obra de um autor, um produto criativo.

    Propor o visionamento do filme de Michael Moore é irmos directos ao tema, aos factos, à moral da história, à explicação dos acontecimentos. Não serão estas as razões de ser de um documentário?

    ResponderEliminar
  2. Filmografia de Gus Van Sant, de 2003 a 2008 (por ordem inversa)

    2008 - Milk

    2008 - 8 (segment "Mansion on the hill")

    2007 - Paranoid Park

    2007 - A Cada Um o Seu Cinema (segment "First Kiss")

    2006 - Cinema 16: American Short Films (video short)

    2006 - Paris, je t'aime (segment "Le Marais")

    2006 - Best of Chris Isaak (video) (music video "San Francisco Days")

    2005 - Last Days - Últimos Dias (de Kurt Cobain)

    2003 - Red Hot Chili Peppers: Greatest Videos (video documentary) (video "Under the Bridge")

    2003 - Elephant

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares