O modelo tradicional gerou bibliotecas escolares segundo um modelo bibliocêntrico, em que os seus objectivos se articulam em torno da leitura, da formação de utilizadores e da literacia da informação.
O modelo pós-moderno concebe a biblioteca como um centro de informação, um centro de recursos multimédia.
O modelo educativo emergente irá configurar um novo modelo de biblioteca escolar capaz de estabelecer uma cultura comunicativa e de aprendizagem permanente nas escolas, suportada por uma colecção organizada supervisionada por recursos humanos qualificados e cujas actividades se integram, em pleno, na abordagem pedagógica da escola.
O modelo pós-moderno concebe a biblioteca como um centro de informação, um centro de recursos multimédia.
O modelo educativo emergente irá configurar um novo modelo de biblioteca escolar capaz de estabelecer uma cultura comunicativa e de aprendizagem permanente nas escolas, suportada por uma colecção organizada supervisionada por recursos humanos qualificados e cujas actividades se integram, em pleno, na abordagem pedagógica da escola.
(texto adaptado do artigo de Guillermo Castán Lanaspa,
Concepciones Curriculares y Bibliotecas Escolares.
Reflexiones para la elaboración de un modelo)
Concepciones Curriculares y Bibliotecas Escolares.
Reflexiones para la elaboración de un modelo)
Comentários
Enviar um comentário