Formação Pordata

Excedeu as expectativas a formação na base de dados PORDATA que decorreu na Escola Secundária de D. Duarte. Convida-se o grupo de participantes, alunos e professores bibliotecários das diferentes Escolas Secundárias: D. Duarte, Quinta das Flores e Avelar Brotero e Agrupamento de Escolas de Poiares e a coordenadora inter-concelhia, a incluírem um pequeno comentário neste portefolio, iniciado com a presente mensagem.

Comentários

  1. Foi uma oportunidade muito boa para conhecer e aprender a utilizar a grande base de dados PORDATA.
    Nunca imaginei que do site da PORDATA (que tinha aberto uma vez) saísse a quantidade e qualidade de informação que vi hoje.
    Foi impressionante!

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  2. A acção proporcionada pela RBE em articulação com a PORDATA, em que diversas escolas (alunos e Professores Bibliotecários e respectivas coordenadoras interconcelhias) tiveram ocasião de participar e aprender a usar esse poderoso recurso, só prova que quando se trabalha em conjunto os resultados são sempre potenciados na sua eficácia.
    Estou certa que estamos todos mais aptos, neste mundo exponencial da informação, a transformar dados e informação (muito relevante) em conhecimento efectivo. O trabalho que cada um de nós desenvolverá no âmbito das respectivas escolas trará, decerto, mais-valias na promoção das literacias, de forma contextualizada e propiciadora de dinâmicas de articulação curricular no seio da própria escola. Não posso deixar de frisar a competência do formador, bem como a atitude proactiva manifestada pelos alunos, que nos faz acentuar a ideia de que vale a pena seguir este caminho. Um projecto entre projectos que terá excelentes frutos ao longo do ano
    Helena Duque
    CIBE RBE

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  3. Ouvi falar, pela 1ª vez, na base de dados PORDATA em Junho (2009).
    No início do presente ano lectivo ouvi alguns colegas comentar que já usavam a referida base, e que a mesma era excelente para apoiar os alunos na realização dos seus trabalhos/projectos. Fiquei com muita curiosidade em conhecer a qualidade e quantidade da sua informação, assim como as suas fontes.
    Hoje, após a participação na formação sobre a mesma,na Escola Secundária de D. Duarte, posso afirmar que estamos mesmo perante uma grande BASE DE DADOS sobre PORTUGAL CONTEMPORÂNEO. Recomendo a sua utilização por todos os alunos, professores e investigadores,devido à grande quantidade de temas e sub-temas que trata e ao modo como se pode pesquisar/tratar/cruzar e apresentar a sua informação.
    A Fundação Francisco Manuel dos Santos e a Rede de Bibliotecas Escolares estão de parabéns pelo contributo que oferecem aos nossos alunos com a apresentação/disponibilização desta Base de Dados que, com toda a certeza,enriquecerá os seus conhecimentos.

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  4. Também para mim e para os alunos da nossa escola foi um privilégio assistir a esta formação da PORDATA, uma Base de Dados que permite conhecer a realidade portuguesa dos últimos 50 anos. Toda a imensa informação disponibilizada é uma mais-valia para os trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos que assim podem aceder fácil e gratuitamente a dados rigorosos que, de outro modo, seriam muitas vezes de difícil acesso. Esta formação dotou alunos e professores de competências para que façam o melhor uso desses dados em função dos seus interesses e objectivos.
    Damos os parabéns à Fundação Francisco Manuel dos Santos e respectivos investigadores e à RBE por esta partilha!

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